A história da Educação a Distância no Brasil

historia do ead pleno no brasil

Educação a distância por correspondência e rádio

Engana-se quem pensa que a história da Educação a Distância no Brasil é recente. Muito pelo contrário! A origem do EAD é de pelo menos 114 anos, quando o (até onde se sabe) primeiro registro seu deu no Jornal do Brasil, que em 1904 publicou um anúncio em seus classificados que oferecia curso para datilógrafo através de ensino por correspondência. Prática que anos depois foi aperfeiçoada com o surgimento do Instituto Monitor, que passou a oferecer cursos profissionalizantes em diversas outras áreas.

Passado algum tempo, mais precisamente na década de 20, o EAD chegou ao sistema radiofônico, graças a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Os cursos oferecidos eram de Português, Silvicultura, Francês, Literatura Francesa, Esperanto, Telefonia e Radiotelegrafia.

Nos anos 30 os dois métodos citados acima se fundiram, pois com a Criação da Rádio Escola Municipal do Rio, os estudantes recebiam por correspondência os materiais de aula, que eram compostos de folhetos, e acompanhavam as lições ouvindo a estação de rádio.

A história do EAD atinge outro patamar em 1941, quando surge o Instituto Universal Brasileiro, idealizado por um ex-sócio do anteriormente mencionado Instituto Monitor, que revolucionou o ensino por correspondência no Brasil, devido a alta oferta de cursos profissionalizantes que de fato fizeram a diferença na vida de muitos brasileiros. Havia Contabilidade, Auxiliar de Escritório, Mecânica… E o grande diferencial era a qualidade do material didático oferecido que eram impressos em modernos equipamentos.

A origem das aulas em vídeo

Bom, vamos então falar de algo um pouco mais moderno dando um salto na história do Ensino a Distância no Brasil até a década de 70, quando surgiram as primeiras videoaulas, conhecidas como Tele-Educação. As aulas eram transmitidas via satélite e exibidas na televisão. Os estudantes adquiriam alguns materiais impressos e acompanhavam a exibição. O exemplo mais famoso são certamente os Telecursos, criados pela Fundação Roberto Marinho, e que até hoje seguem sendo televisionados.

O sucesso foi grande pois as aulas passaram a ser expositivas, portanto era possível assistir na prática o que precisava ser feito. Afinal de contas, imagine a complicação de ler ou ouvir sobre conserto de carros sem poder ver de fato qual era a maneira de proceder. Vale lembrar que além das aulas exibidas na TV, também era possível assisti-las através de fitas VHS, aquelas que precisam ser rebobinadas antes de serem devolvidas na locadora.

A Educação a Distância nos dias atuais

Em 1996 foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, que normatizou a Educação a Distância em nosso país. Desta data em diante a modalidade passou a ser vista como tão eficaz quanto todas as outras.

Três anos depois, este mesmo Ministério da Educação começou a credenciar instituições de ensino superior para poderem oferecer cursos EAD. De lá para cá, há uma grande quantidade de instituições credenciadas. Porém, infelizmente sem oferecer uma metodologia de ensino completa.

O EAD Pleno

A mais completa metodologia para o Ensino a Distância,O EAD Pleno, oferece livros impressos, videoaulas em DVD e também online.

Assim as possibilidades e preferências de cada aluno são respeitadas, pois independente de ter ou não ter acesso à internet, todos os materiais sempre estarão ao alcance das mãos. É você quem deve escolher qual a melhor forma de estudar!

Por isso, o EAD Pleno é o que existe de mais completo para quem busca por educação a distância.

Instituição Parceira Unifacvest
Estude com o EAD Pleno da Unifacvest, o mais completo!

O EAD Pleno Unifacvest preza pela unidade em seus estudos, por isso um mesmo autor, dentro de sua disciplina, é responsável por produzir os livros, gravar as videoaulas e elaborar as questões. Trata-se de uma instituição credenciada para o ensino a distância com nota máxima pelo MEC e que considera fundamental o aluno ter poder de escolha. Por isso oferece livros impressos, videoaulas em DVD e também online.

São vários polos espalhados pelo país, todos com excelente infraestrutura para atender aos alunos de maneira eficaz. Informe-se onde fica o mais próximo de você e inicie seu curso de graduação, pós-graduação ou extensão agora mesmo!

EAD Pleno Unifacvest, o mais completo! Onde aprender é um prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *